Consórcio

O SMART-PV resulta da co-promoção entre a dst solar, empresa com vasta experiência em planeamento, gestão e comissionamento de ativos solares fotovoltaicos, e promotora líder do projeto, e três entidades do SCTN com competência relevantes no acompanhamento do desempenho de ativos solares através da realização de ensaios e medições em campo (IEP), na identificação e caraterização de mecanismos de degradação de células solares e em técnicas avançadas de reconhecimento de imagem (INL) e em algoritmos inteligentes usando machine learning e Inteligência Artificial, aplicados à gestão de ativos energéticos (INESC TEC).

dstsolar

dstsolar preto PNG

 

A dstsolar é uma empresa especializada na prestação de serviços de engenharia no âmbito da produção de energia solar, a que associa a gestão de ativos fotovoltaicos. Ao longo da última década tornou-se numa das maiores empresas do setor, com instalação de mais de 500 unidades de produção de energia renovável. A dstsolar procura fomentar o desenvolvimento económico associado aos setores das energias limpas através do apoio a projetos multidisciplinares e de base tecnológica nos sectores das energias fotovoltaica e da sustentabilidade. Presta serviços tecnológicos às operações de produção de energia solar, colaborando com os parques solares em ofertas de otimização, demonstração e comercialização em todo o leque de tecnologias solares, e a investidores com projetos “ready-to-invest”.

TEAM

André Marques

CEO

Gil Jales

Diretor de Produção

Ana Sá

Responsável de O&M e Service

Mauro Costa

Gestor de Projeto - Inovação

Ângelo Miranda

Software Developer


INL

INL logo v2

 

 

O INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) é uma organização intergovernamental criada para fomentar uma investigação interdisciplinar nas áreas da Nanotecnologia e Nanociência. Trata-se de um laboratório de investigação que procura distinguir-se pelo seu foco na transformação do conhecimento intensivo para o benefício da sociedade. O envolvimento contínuo com as instituições da União Europeia e organizações de investigação internacionais tem sido o pilar de atuação do INL, sendo que a nível nacional o INL pretende também atuar como um hub de inovação em nanotecnologia, estimulando a transferência de tecnologia e de conhecimento e posicionar a região como uma das mais competitivas em nanotecnologia. As principais linhas de investigação do INL concentram-se na Energia, nanoelectrónica, nanomedicina, segurança alimentar e síntese de nanoestruturas. O grupo Nanofabricação para aplicações optoelectrónicas (NOA), desenvolve trabalho em várias áreas usando técnicas avançadas para análise de falha de módulos solares.

TEAM

Pedro Salomé

PhD - Líder de Grupo de Investigação

Paulo Fernandes

Investigador Associado

Jennifer Teixeira

Investigadora

Daniel Rocha

Investigador

João Alves

Investigador

Vítor Lopes

Investigador


IEP

iep v2

O IEP é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 1981, reconhecida no mercado como uma infraestrutura tecnológica pautada pelo rigor, excelência e qualidade na sua prestação de serviços em engenharia. No âmbito do desenvolvimento da sua atividade, o IEP tem vindo a disponibilizar ao mercado soluções integradas de conhecimento nos domínios da consultadoria, inspeções, auditorias, ensaios e metrologia industrial, predominantemente para os sectores empresariais da Energia, Telecomunicações, Transportes, Saúde e Metalomecânica/Materiais. Sustentado em equipas técnicas altamente qualificadas, experientes e motivadas, o IEP tem alavancado o desempenho dos seus clientes, contribuindo para o aumento da qualidade e competitividade dos seus produtos, para a redução dos riscos associados às suas atividades e para a inovação dos seus processos. Desde a sua fundação, o IEP desenvolve, de forma continuada, atividades de l&D com caráter marcadamente experimental, predominantemente direcionada para as empresas dos setores elétrico, eletrónico e de automação, funcionando sempre como um coadjuvante nos processos de l&D dessas (TRL 4 a 8).
A emergência da neutralidade carbónica na economia global representa para o IEP um grande desafio. Por esse motivo assumimos que o desenvolvimento de um setor energético sustentável deve merecer o nosso contributo. Na senda deste desafio, temos vindo a enveredar pelo desenvolvimento de esforços que contribuam para o melhoramento da performance das infraestruturas que fornecem energia de origem renovável, como é o caso do sector da energia solar fotovoltaica. Por este motivo estamos no projeto Smart-PV com grande empenho e motivação e assim desta forma contribuímos para termos um planeta mais sustentável.

 

TEAM

Modesto Morais

Gestor do Centro de Investigação IEP

Vasco Nogueira

Chefe do Departamento de Eficiência Energética e Renováveis

Miguel Lopes

Engenheiro Mecânico Especialista em Energia e Sistemas Embarcadas para Inspeção Remota de Painéis Fotovoltaicos


INESC-TEC

inesctec v2

 

O INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) é um Laboratório Associado, associação privada sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, tendo como associados a Universidade do Porto, o INESC e o Instituto Politécnico do Porto. Com sede no Porto e polos em Braga e Vila Real, o INESC TEC agrega 12 Centros de I&D e 1 Unidade associada com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional. No INESC TEC o saber e os resultados gerados na investigação fundamental são tipicamente aplicados em projetos de transferência de tecnologia, garantindo relevância social acrescentada e imediata. A sua atividade visa a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, mas também a Consultoria e Formação Avançada, bem como a Transferência de Tecnologia e o Lançamento de Novas Empresas de Base Tecnológica, nas seguintes áreas de trabalho: Telecomunicações e Multimédia; Sistemas de Energia; Sistemas Empresariais; Sistemas de Informação e de Computação Gráfica; Fotónica Aplicada; Robótica e Sistemas Inteligentes; Engenharia Biomédica; Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo; Inteligência Artificial (IA) e Apoio à Decisão; Sistemas Computacionais Avançados; Engenharia e Gestão Industrial; Sistemas de Software Confiável; Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo Real.

TEAM

Luís Guimarães

Investigador Sénior

Armando Leitão

Investigador Sénior

Flávia Barbosa

Investigadora Sénior

Felipe Yamada

Aluno de Doutoramento